domingo, 9 de outubro de 2016

Recomendação: A Menina que Navegou ao Reino Encantado (No Barco que Ela Mesma Fez)


"A Menina que Navegou ao Reino Encantado no Barco que Ela Mesma fez"- mais conhecido como "A Menina que Navegou ao (...)" - conta a história de Setembro, uma garota sonhadora e aventureira que simplesmente se absorve no tédio e nas ações rotineiras. Até que, um dia, ela é convidada por um Vento Verde e um Leopardo para ir ao Reino Encantado. Porém, ele está um tumulto, pois sua governante é uma mulher malvada que está destruindo-o. Nisso, Setembro irá partir em sua missão para restaurar a ordem junto com novos amigos. 
Bom, além de ser narrado em terceira pessoa, o livro é de fácil entendimento, apesar do rico vocabulário e da forma como é narrado, contendo partes que levam consigo mensagens profundas e simplesmente incríveis, como o trecho a seguir: 

" -Quando você nasce, sua coragem é nova e limpa. Você tem valentia suficiente para fazer qualquer coisa: engatinhar escada abaixo, dizer suas primeiras palavras sem medo de que achem que você é boba, colocar coisas estranhas na boca. Mas, conforme você vai crescendo, sua coragem atrai coisas viscosas e casquentas, sujeira e medo, além da consciência do quanto as coisas podem dar errado e do que é sentir dor. Quando você está a meio caminho de ficar adulta, sua coragem mal se mexe, ela está muito grudada com vivências. Assim, de vez em quando, é preciso esfregá-la e fazer as coisas andarem, senão você nunca mais vai ser corajosa."

Além de ser um livro surpreendente, ele nos faz pensar sobre todas as coisas, nos levando para o incrível mundo onde a protagonista vai. Viciante, incrível, fantástico e surpreendente são as palavras que definem esta obra, a qual deveria ser lida por crianças, jovens e adultos. 

Apesar de ser um livro infanto-juvenil, há mensagens que a autora passa na história que uma criança inocente, sem muita experiência ou sabedoria não entenderá, e é por esse motivo que a história cativa leitores de todas as idades. 

Diferente de "O Mágico de Oz" e  "Alice no País das Maravilhas", apesar da parecida inexplicável imersão a mundos fantásticos (mantendo toda a originalidade), logo no início, Setembro é abordada e convidada por criaturas místicas para visitar o Reino Encantado. Nas outras duas obras de grande sucesso citadas acima, e em outras parecidas em que geralmente ocorre o mesmo, a(o) protagonista simplesmente vai para o "outro mundo" pelo acaso. Isso nos mostra que, não importa se tudo já está pré-destinado ou não para você, as coisas acontecem quando você menos espera, pois coisas maravilhosas somente acontecem com pessoas espetaculares, e você é uma delas. 

Enfim, é mais do que indicado essa obra para todo tipo de leitor e para todas as idades, pois nela é contada uma história mais que fantástica; uma história única e esplêndida, cheia de aventuras inimagináveis e incríveis, as quais deixam o leitor boquiaberto com todo o conteúdo contido em 279 páginas de pura imersão ao Reino Encantado. 

Nota: 9/10

Em suma, espero que tenham gostado da recomendação e que tenham se interessado pelo livro muito indicado pela maioria de quem o lê. Boa tarde :)


Um comentário:

  1. Bala! Vou procurar ler ^^ Nada melhor do que uma história fantástica como essa para nos deixar com o coração mais leve.

    ResponderExcluir